Pular para o conteúdo principal

Estudando nihongo - japonês

Oi gente, tudo bem com vocês?

Nos últimos meses tenho me dedicado bastante no estudo do idioma japonês. Tem sido muito difícil, mas muito gratificante. Sei que todo meu esforço vale a pena.

Por muitos anos, coloquei como desculpa o excesso de trabalho. Claro que as horas que passamos trabalhando tem um peso enorme na nossa disposição para estudar, mas quando nosso principal objetivo não é o estudo, ele não será prioridade mesmo tendo muito tempo disponível.

Tudo na vida tem que ter esforço, sacrifício e dedicação. Muitas vezes, quando estou estudando, acabo pensando em quantas coisas eu poderia fazer naquele momento. As vezes, tenho a sensação que não está dando certo, que estou perdendo meu tempo e não estou aprendendo nada! Mas isso não é verdade! Tenho percebido o quanto estou melhorando. As vezes até me assusto quando consigo entender o que os japoneses dizem.

Deixei de fazer coisas que gosto, de descansar, de assistir coisas legais para aproveitar mais o tempo que tenho livre. E não me arrependo.

Cada pessoa tem um jeito de aprender, de memorizar. No idioma japonês, tenho que memorizar muito, principalmente kanji. E mudei muito minhas técnicas de estudo.

Logo quando comecei fazer aulas com a Sarah, não conseguia escrever nos meus livros. Eu fazia um rascunho, com minhas anotações, em um caderno a parte. Só que quando ia estudar o livro, me perdia, porque não tinha minhas anotações de forma fácil. Precisava procurar e perdia tempo com isso. Com o tempo (e com dor no coração também!), comecei a fazer anotações nos meus livros. Hoje, anoto tudo: traduções, observações, e tudo que pode me ajudar. Assim, quando abro meu livro, já está tudo anotado ali. Minha cabeça funciona muito melhor quando escrevo as coisas, fica bem mais fácil para mim memorizar.

Também comecei fazer uso de Flash Card, e tem me ajudado muito. Também anoto coisas aleatórias e que acho importante em um caderninho. Isso me ajuda a memorizar porque estou escrevendo e sempre que tenho um tempinho fico folheando.

Outra coisa que tem me ajudado muito é meu dicionário eletrônico. Foi um investimento um pouquinho alto, mas que compensou para mim. Confesso que quando eu comprei, pensei que não usaria tanto, mas hoje posso dizer que ele praticamente faz parte de mim.

Recentemente comecei assistir filmes, séries, desenhos em japonês. Claro que não entendo muito. Para falar a verdade, não entendo quase nada. Mas me ajuda e aprender novas palavras, novas expressões, e principalmente gramática. Também tenho escutado muito músicas japonesas.

As aulas com a Sarah tem sido fundamentais para o meu aprendizado. Ela foca nas minhas dificuldades, além das aulas serem ao mesmo tempo sérias e dinâmicas. Se você quiser conhecer mais a Sarah, visite o canal dela no Youtube Fale em Japonês, ou a página dela no Facebook.

Aqui em Izumo, tem um projeto super legal de estudos da língua japonesa, que começou com uma brasileira, e agora a Keiko, uma japonesa está dando continuidade. Atualmente, tem 3 turmas e qualquer pessoa pode participar. O valor das aulas são ¥300. Estou fazendo e no início, não pensei que eu fosse gostar tanto.

Eu amo livros. Qualquer livro! E claro que colecionei alguns (na verdade muitos!), nesses anos aqui no Japão! E sempre quero mais! Tem alguns que uso mais que outros, mas não resisto a indicações de livros. E, as vezes, compro alguns livros infantis nas livrarias japonesas. tem uns que são lindos e dá para treinar e aprender com eles.




Vou deixar os vídeos que já fiz mostrando meus materiais de estudos. Já comprei muitos outros depois que gravei esses vídeos, mas a maioria dos que tenho mostrei nesses vídeos.





Espero que tenha gostado e se tiverem alguma dúvida pode comentar! Até a próxima!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilitação japonesa

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Bom, hoje vou contar como consegui tirar minha carteira de habilitação. Eu nunca tinha dirigido no Brasil, e confesso que foi um grande desafio. Pra mim foi muito difícil, e cheguei pensar em desistir, mas felizmente eu venci essa etapa. Aqui no Japão é possível tirar habilitação pela auto escola, como no Brasil. Em cidades grandes, que há muitos brasileiros existem auto escolas brasileiras, algumas garantem a habilitação em 30 dias. Bem tentador. E caro! Fica em torno de 400 mil ienes (em torno de R$8,800). E para piorar, moro em cidade pequena, o que seria totalmente impossível para mim. Quando cheguei no Japão, não tinha intenção nenhuma de tirar habilitação. Ainda mais que depois de um tempo, meu marido transferiu a dele. Mas como ele não gosta muito de dirigir, se tornou necessário eu obter a minha. Muitas províncias, (não tenho certeza se são todas) possuem a opção de realizar as provas teóricas em inglês. De um tempo pra cá, em muitas pr...

Compras básicas no mercado japonês

Oi gente, tudo bem com vocês? Antes de vim para o Japão não me preocupei com compras no mercado japonês. Quando cheguei aqui, tive ajuda de outros brasileiros na minha primeira compra. Nos primeiros meses (na verdade anos!), continuei usando muitos produtos brasileiros por não conhecer os mesmos produtos do mercado japonês. Com o passar do tempo, ajuda de amigos e principalmente da internet, fui conhecendo produtos daqui mesmo. Por isso resolvi dividir com vocês.  Algodão: Aqui, o algodão vem em quadradinhos. Encontra em mercados, farmácias e lojas de 100yen. Esponja de cozinha: Shampoo e condicionador: Aqui tem vários produtos para cabelo. Encontramos kit e separados. Água sanitária: Essa é própria para utensílios de cozinha: Essa é para limpeza: Sabão em pó: Também tem várias marcas nos mercados. O que eu mais gosto é esse: Amaciante: Uso esse produto como amaciante, pois ele deixa um cheirinho muito bom na...

Receita de requeijão! Super fácil de fazer

Oi gente, tudo bem com vocês? Quem mora no Japão sabe a dificuldade de encontrar requeijão. Eu nunca vi nos mercados japoneses e nos mercados brasileiros acabam sendo um pouco caro. A muito tempo atrás já tinham me falado como é fácil fazer requeijão em casa, mas mesmo assim eu imaginava que era super difícil e que eu não conseguiria fazer. Até que resolvi tentar! E não é que deu certo! Além de ser super fácil, rápido e pratico! Usamos apenas 2 ingredientes super fáceis de encontrar nos mercados japoneses: 1 caixinha de creme de leite 10 fatias de queijo (tem que ser o queijo que não derrete) Modo de preparo: Coloque o creme de leite em um pote (pode ser qualquer um que possa ir no microondas). Corte as fatias de queijo em tamanhos menores (pode ser com a mão mesmo), e espalhe por todo o recipiente. É importante que o queijo fique espalhado e depois com ajuda de uma colher cubra todo o queijo com creme de leite, para não queimar o queijo. Deixe por 2 minuto...