Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Bom, hoje vou contar como consegui tirar minha carteira de habilitação.
Eu nunca tinha dirigido no Brasil, e confesso que foi um grande desafio. Pra mim foi muito difícil, e cheguei pensar em desistir, mas felizmente eu venci essa etapa.
Aqui no Japão é possível tirar habilitação pela auto escola, como no Brasil. Em cidades grandes, que há muitos brasileiros existem auto escolas brasileiras, algumas garantem a habilitação em 30 dias. Bem tentador. E caro! Fica em torno de 400 mil ienes (em torno de R$8,800). E para piorar, moro em cidade pequena, o que seria totalmente impossível para mim.
Quando cheguei no Japão, não tinha intenção nenhuma de tirar habilitação. Ainda mais que depois de um tempo, meu marido transferiu a dele. Mas como ele não gosta muito de dirigir, se tornou necessário eu obter a minha.
Muitas províncias, (não tenho certeza se são todas) possuem a opção de realizar as provas teóricas em inglês. De um tempo pra cá, em muitas províncias tem também a opção na língua portuguesa. Me surpreendeu muito incluírem essa opção na província onde eu moro. Muitos brasileiros dirigem sem habilitação no Japão, e por isso as provas passaram ser em português, para incentivar os brasileiros a tirar habilitação, e dirigir de acordo com a lei.
Tirei minha habilitação direto no menkyo center. Esse processo tem várias etapas:
Carta provisória (Karimen)
Bom, hoje vou contar como consegui tirar minha carteira de habilitação.
Eu nunca tinha dirigido no Brasil, e confesso que foi um grande desafio. Pra mim foi muito difícil, e cheguei pensar em desistir, mas felizmente eu venci essa etapa.
Aqui no Japão é possível tirar habilitação pela auto escola, como no Brasil. Em cidades grandes, que há muitos brasileiros existem auto escolas brasileiras, algumas garantem a habilitação em 30 dias. Bem tentador. E caro! Fica em torno de 400 mil ienes (em torno de R$8,800). E para piorar, moro em cidade pequena, o que seria totalmente impossível para mim.
Quando cheguei no Japão, não tinha intenção nenhuma de tirar habilitação. Ainda mais que depois de um tempo, meu marido transferiu a dele. Mas como ele não gosta muito de dirigir, se tornou necessário eu obter a minha.
Muitas províncias, (não tenho certeza se são todas) possuem a opção de realizar as provas teóricas em inglês. De um tempo pra cá, em muitas províncias tem também a opção na língua portuguesa. Me surpreendeu muito incluírem essa opção na província onde eu moro. Muitos brasileiros dirigem sem habilitação no Japão, e por isso as provas passaram ser em português, para incentivar os brasileiros a tirar habilitação, e dirigir de acordo com a lei.
Tirei minha habilitação direto no menkyo center. Esse processo tem várias etapas:
Carta provisória (Karimen)
- 50 perguntas ( Prova teórica), é necessário acertar 45 perguntas - 3.000 ienes
- Prova prática ( Realizar um percurso dentro do menkyo center) - 4.550 ienes
Carta definitiva (Honmen)
- 100 perguntas (Prova teórica), é necessário acertar 90 perguntas - 2.200 ienes
- Prova prática ( Realizar um percurso no centro da cidade) - 3.050 ienes
Auto escola
- 4 Horas de direção
- 3 Horas de primeiros socorros
13.550 ienes
No dia que passar na teórica, paga somente a diferença para fazer a teórica (1.550 ienes na provisória e 850 ienes na definitiva).
Como eu não sabia dirigir, fiz algumas aulas no menkyo center, antes de começar fazer as provas. Essas aulas podem ser feitas alguns sábados do mês. É preciso reservar antes, e pagar uma taxa. É possível usar a pista por 2 horas. O tempo é determinado pelo menkyo center. Eu também paguei uma pessoa pra fazer a tradução e me ensinar dicas para passar nas provas praticas.
Estudei por esse livro. Ele é todo em português. É possível comprar no menkyo center mesmo.
Cai exatamente tudo que está no livro. No final do livro, está as placas, é a única coisa que cai bem pouco.
Aconselho quem pretende tirar habilitação, grifar o que caiu na prova assim que sair da sala, porque se não passar, fica mais fácil saber o que vai cair de novo.
São 4 modelos de provas, e algumas perguntas estão em mais de um modelo. Eu fazia assim: Depois de ler o livro todo, eu estudava o que eu tinha grifado e que já tinha caído.
Algumas pessoas me disseram que a tradução é difícil de entender, mas eu não achei. É só ler com calma e prestar atenção para não se confundir.
A prova deve ser feita a lápis. Então leve somente lápis e borracha. Pode comprar lá também, mas leve de casa que é mais barato. Aconselho levar 2 lápis.
Chegando no menkyo center, tem que apresentar zairyo card ou gaijin toroku (documento pessoal), jyuminhyo (comprovante de endereço, tirado na prefeitura), e foto 3 X 4. Guarde as fotos que não usar no dia, eles pedem outra pra carteira provisória. Tem que preencher um cartão que eles entregam, se não passar eles devolvem esse cartão e apresenta de novo junto com os documentos na próxima prova. Todas as vezes que for fazer a prova tem que preencher um outro papel. Não é dificil de preencher. Quem entende um pouco pode fazer sozinho, ou perguntar que eles ajudam. Quem não sabe falar nada, como eu, aconselho levar alguém para ajudar só no primeiro dia e prestar atenção que depois da pra fazer tudo sozinho. Foi assim que eu fiz.
Na sala, eles falam onde deve sentar. Como eu não entendo nada, sempre prestava atenção nas outras pessoas, para saber quando eu podia pegar a prova, o gabarito e começar. Antes de iniciar a prova, eles dizem todas as instruções, o que pode ou não no momento da prova. Não é permitido sair da sala durante a prova. Tem que preencher um papel, em forma de gabarito, com dados pessoais que constam no cartão que foi entregue, mas não se preocupe: Eles ajudam os estrangeiros nessa parte, se não vier ninguém é só erguer a mão. É a mesma sala para quem vai fazer a porca de 50 e 100 perguntas.
A prova teórica começa as 9:30, mas sempre é bom chegar antes, pra poder preencher tudo com calma. Para a prática, tem que dar entrada até 13:30.
A prova tem duração de 30 minutos. O resultado sai em um telão. Se passou, tem que aguardar para fazer o prática. Se não passou, tem que remarcar. Essa prova eu fiz 6 vezes. Mas se você estudar certinho e ler muito o livro, vai conseguir muito antes. Preste muita atenção nas perguntas. Eu me confundia bastante.
São 4 percursos diferentes. Se quiser pode decorar o percurso, mas não é necessário. Eu não decorei. Mas fiquei observando, pra saber se depois de alguma curva eu precisaria mudar de pista ou não. É bom ficar bem atento as placas que indicam parada, quase sempre nas curvas eu parava e fazia a checagem. Algo bem importante é logo no início. Antes de entrar no carro olhe na parte de trás e da frente, pra ver se não tem criança ou animal. Pode parecer bem bobo, mas isso conta bastante. Quando entar, coloque o cinto de segurança, ajuste o banco, ajuste o retrovisor (mesmo que esteja bom, encoste no retrovisor, para o instrutor perceber mesmo que foi feito o ajuste), depois ligue o carro, freio de mão e engata para sair. Eles pedem para fazer um pequena volta para acostumar com o carro, essa volta não tem avaliação, mas se quiser fazer tudo direitinho é bom. É muito importante, antes de sair dar a seta e olhar para os dois lados, olhar para trás mesmo, eles não avaliam se usa os retrovisores laterais, é necessário olhar para trás mesmo. É necessário prestar atenção no paredão, pois tem que tocar a buzina; na ponte, que tem que parar na subida e tocar a buzina na descida; na linha do trem, que tem que parar completamente, abrir o vidro e olhar para todos os lados. Tente manter sempre no meio da pista, quando for virar para a direita, deixe o carro um pouco mais para a direita, para a esquerda a mesma coisa. Tem que atingir 50 Km pelo menos uma vez, é sempre na reta e geralmente é no final do percurso. Se não decorar o percurso é bom saber alguns números, direita, esquerda em japonês, para facilitar.
- Direita - Migi
- Esquerda - Ridari
- Semáforo - Shingou
Essa etapa eu também fiz 6 vezes. É bom lembrar que eu demorei tanto porque eu não sabia dirigir, então fiquei muito nervosa. Sempre que não passa eles explicam o que errou. Eles desenham, usam carrinho de brinquedo para explicar.
Depois de tudo isso, finalmente minha provisória. Ela tem validade de 6 meses, e já é possível dirigir na rua, com alguém que tenha mais de 3 anos de habilitação japonesa. Pra mim não ajudou em nada, porque meu marido ainda não tem 3 anos de habilitação japonesa.
Nessa fase é preciso atenção, porque a provisória tem validade de 6 meses e os cursos da auto escola que tem fazer tem validade de 3 meses. Mesmo passando em todas as etapas da carta definitiva, só obtém a carteira de motorista se apresentar os certificados dos cursos.
Eu fiz primeiro a prova teórica. O processo é o mesmo da carta provisória. Passei na terceira. Bem mais rápido, porque eu já tinha estudado pra fazer a primeira prova.
Na auto escola não tive problema nenhum. Fui sozinha e me trataram super bem. Quando eu fui marcar, tentei explicar que não entendo japonês (acho que eles perceberam logo....), pensei que iam pedir um tradutor para me acompanhar, mas não foi preciso. Fiz primeiro a parte de primeiros socorros. Tem teoria, video e prática. Depois fiz de direção, que tem teoria, video, direção na rua e direção no simulador. A única coisa chata, é que dá muito sono por não entender nada.
Tem que preencher esse papel também. É necessário ter algumas horas de direção com alguém que tenha mais de 3 anos de habilitação japonesa. Na parte de baixo, nos quadrados são os dados da pessoa que estará acompanhando as horas de direção.
Esse é um dos percursos para a segunda prova prática. Pra mim, foi impossível decorar. O instrutor leva o carro até o início do percurso. O processo é o mesmo, checagem, retrovisor, essas coisas. O instrutor também fala onde tem que ir. O pior dessa fase é que tem outros motoristas, pessoas, crianças, trânsito.... Depois do fim do percurso o instrutor volta dirigindo até o menkyo center. Pra finalizar tem que estacionar. São três tipos de estacionamento: 2 de ré e um de baliza. O estacionamento foi o mais complicado para mim. Eu fiz 6 vezes. E finalmente, sai de lá habilitada e dirigindo.
Valeu muito todo meu esforço. Foi muito dificil, ainda mais que eu não sabia dirigir... Gastei 78.550 ienes, incluindo a auto escola. Quem sabe dirigir, gasta bem menos. Quem se esforçar mais para estudar o livro também. É possível gastar até metade, ou menos.
Tirei minha habilitação em Shimane-ken (Matsue-shi). Todos os instrutores me trataram muito bem, tiveram muita paciência comigo. Mesmo sem saber falar japonês, não tive muitos problemas.
Agora que tirei minha habilitação, sou obrigada a dirigir sempre com esse selo colado na parte da frente e de trás do carro. Serve para os outro motorista saberem que sou iniciante, dessa forma, eles tem que zelar pela minha segurança no trânsito, evitando buzinar, entrar na minha frente.... eu tenho preferências por ser iniciante.
Também existem selos para idosos, deficientes físicos e deficientes auditivos. Todos tem que zelar pela segurança desses motoristas.
Espero ter ajudado, e qualquer dúvida deixem nos comentários que eu respondo.
Até a próxima!
Quanto vc gastou no total? Antes de ir no menkyo center oq vc fez primeiro? Oq tem fazer antes de td?
ResponderExcluirOlá Thais, desculpe a demora em responder....
ExcluirNo total, incluindo a auto escola gastei 78.550, ficou um pouco caro pq eu não sabia dirigir então demorei para passar nas aulas práticas. Comecei indo no menkyo, depois de conseguir a provisória que eu fui na auto escola e fiz os cursos obrigatórios.
Deixarei o link do meu novo blog:http://toquedeprimavera.blogspot.jp
Eu sempre ouvi dizer que custa mais de 400.000 en. Bom, a minha apenas transferi há mais de 20 anos ..,Achei fantástico tudo o que publicaste.
ExcluirOlá Camila,encontrei seu blog,procurando por ajuda para tirar a habilitação aqui no Japão,que agora é um documento necessário para se mantêr aqui!Gostaria de tirar algumas dúvidas se possível!Você primeiramente foi ao menkyo center,sem frequentar nenhuma auto escola?Estudou todo este livro que você postou e fez a prova em português?Depois de ter obtido o Karimen,você foi a aauto escola para fazer os cursos obrigatórios e depois fez o teste para o Homen?E quanto tempo você demorou para conseguir estar habilitada?Obrigada pela atenção e desculpe as tantas perguntas,pois eu sou como você nunca dirigi no Brasil e pretendo tirar minha habilitação aqui!Obrigada!
ResponderExcluirvoce ainda tem esse livro?
ResponderExcluirNão tenho mais
ResponderExcluirAdorei, vou prestar a prova em breve. Estou indo la no menkyocenter para ver se consigo comprar o livro.
ResponderExcluirSe der continue postando outros assuntos.
Bjs
Obrigada! E boa sorte na prova!
ExcluirOi, eu me mudei para gifu-ken e moro numa cidade pequena e não sei nada em japones. É possivel tirar a carteira sem ao menos entender o idioma? Eles não ficam incomodados em dar aula para uma pessoa que não entende nada que falam?
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