Pular para o conteúdo principal

Geração de Energia e um pouco de cultura

Oi gente, tudo bem com vocês?

Fiz um passeio cheio de aprendizado com a prefeitura de Izumo.
Quem quiser conferir o vídeo:



Esse passeio foi muito rico em informações. Não consegui passar tudo no vídeo, por isso resolvi fazer esse post com outras informações!!

Susa Jinja

  O Santuário de Susa é um lugar dedicado ao espírito de deus Susanoo no mikoto.
  Segundo o antigo livro Izumo no kuni-fudoki (do ano 733), o deus Susanoo no mikoto disse: ¨Apesar desta região ser pequena, é um ótimo lugar. Por isso não darei o meu nome às árvores e às pedras. Darei o meu nome para esta região¨. Consagrou o seu espírito neste santuário e deu o nome de Oosusada e Kosusada. Por isso, o santuário é chamado de Susa.

Gosajin - deus no Santuário de Susa

  O Gosajin é o Susanoo no mikoto, mais consagrado que Inadahime no mikoto, Ashinazuchi no mikoto e Tenazuchi no mikoto.

Gohonden



  Há muito tempo atrás o gohonden tinha 8m², mas atualmente possui cerca de 4m² e 12 metros de altura. O gohoden possui o estilo arquitetônico conhecido como taisha zukuri (mesma do Izumo Taisha) e é considerado patrimônio cultural da província de Shimane.
  O gohonden atual foi construído em 1554 e reformado em 1861, 1918 e 1925. As telhas de kawara, a madeira, etc., foram trocadas em 1997.

  Taisha zukuri é um estilo de arquitetura quadrado, com um pilar no centro e entre os pilares. Entre o pilar do centro e o pilar à direita existe uma parede. No fundo há um local para consagrar o deus dos espíritos. A sala da frente no lado direito é utilizada como entrada e possui escadas. Outros santuários e templos budistas não possuem entrada no lado direito.

  Dizem que é a primeira construção onde a casa e o santuário não são separados. Os telhados tem o formato de montanha, como num livro aberto volta para baixo e existe uma entrada no lado que fica o telhado chamado tsuma.

Kiriakeshinji

  Nenbutsu odori - as pessoas dançam dizendo nenbutsu. É uma dança de patrimônio cultural de Shimane. É um ritual xintoísta decorado com flores para receber os deuses, desejando boa colheita de cereais e verduras no outono.
  É realizado todos os anos, no período da tarde, no dia 15 de agosto.

Setsubunsai

  No dia 3 de fevereiro é realizado o festival setsubunsai. Neste dia poderá ganhar o chinowa. É um amuleto de proteção para não adoecer e para que não aconteça nada de ruim.
  As pessoas vão ao santuário, recebem o chinowa e prendem no lugar mais alto da entra da casa.

Momoteno Shinji

  Para que não aconteça nada de ruim e para ter uma boa colheita de produtos agrícolas é realizado tiro ao alvo com arco e flecha.
  É realizado todos os anos, no período da tarde, no dia 19 de abril.

Ryouounomai

Todos os anos no dia 19 de abril, no período da manhã é realizado uma cerimônia de consagração aos deuses e pode ser visto da construção haiden (prédio onde são realizadas as rezas).

Fábrica de lascas Susa

Nome da fábrica: Susa Chip Kougyou Yuugen Kaisha

Localização:


Central - Shimane-ken Izumo-shi Sada-cho

Fábrica de Madeira Ottachi - Shimane-ken Izumo-shi Ottachi-cho
Subsede de Kawamoto - Shimane-ken Oochi-gun Kawamoto-cho
Fábrica de Matsue - Shimane-ken Matsue-shi Hachiman-cho
Escritório de Okayama  - Okayama-ken Setouchi-shi Oku-cho

Representante: Presidente Fujihara Katsuichi


Tipos de fabricação: 

 - Produção de papel, lascas (para uso combustível)
 - Processamento da madeira em formato redondo. Carregam e juntam as madeiras em local determinado.
 - Processamento da madeira do formato redondo para quadrado, tábua, etc..

Ano de construção: 1961


Capital (quando iniciou a fábrica): 6.500,000 ienes

Renda da fábrica: 17 Bilhões
Número de funcionários: 97 pessoas
Número de funcionários em cada departamento: 
Diretores - 4 pessoas
Departamento geral - 8 pessoas
Central - 22 pessoas
Fábrica de Ottachi - 11 pessoas
Departamento florestal - 33 pessoas
Subsede de Kawamoto - 9 pessoas
Fábrica de Matsue - 9 pessoas
Escritório de Okayama - 1 pessoa

Produção de Lascas

Corte - Os funcionários cortam as árvores das montanhas
Descascar - É utilizado o burguer para descascar e o chipper para medir a quantidade
Processo - No chipper, é processado em tamanho determinado para fornecer à fábrica de papel.
Lascas - As lascas produzidas são fornecidas à fábrica de papel com um carro especial.

O que são lascas
  As árvores cortadas nas montanhas são folhosas, como pinheiro e cedro.
  A árvore é levada para fábrica, descascada e processada em lascas para serem fornecidas às fábricas de papel, etc..
  além disso, é vendido como combustível e os resíduos de madeira e de tamanho irregulares são processados em tamanho menores e aproveitados na instalação de criação de gado e porco e utilizadas como carvão, de modo qua não haja o desperdício.

Produção de material de construção

Compra - as árvores cortadas nas montanhas são vendidas e compradas na feira etc..

Processamento - as árvores que não são utilizadas, são levadas para a fábrica de processamento de madeira (formato quadrado, tábua) e processadas de acordo com a finalidade de uso.


Fornecimento - os materiais de arquitetura são enviadas para as empresas de construção, materiais de tategu e marcenaria.


Materiais de arquitetura - hashira (pilar), gari (é um material de madeira, usado na vertical e próprio para suportar o peso de telhado), parede, assoalho, etc..


Materiais de tategu - material utilizado para portas, janelas e painéis de correr (fusuma) que atuam como portas e paredes.

fusuma - portas de correr
shoji - painéis de correr estruturados em madeira e preenchidos com papel translúcido, moldura de janela, etc..

Materias de marcenaria - Móveis, tsuchinogara (martelo feito de madeira), brinquedos de madeira, etc..


  Para melhorar a qualidade do produto são utilizadas máquinas de polir a superfície da madeira e máquina para secar a madeira.


Produção de material

  A produção de madeira são árvores cortadas nas montanhas do Japão, são processadas em formato redondo, recolhido para um local pré determinado, carregadas e juntadas também em local pré determinado.
  Para carregar a madeira é utilizada o shuuzaikasen (um sistema de máquina montada no cabo de aço aéreo, para carregar a árvore cortada).
  As montanhas do Japão são acentuadas e há poucas estradas, por isso, o trabalho não é fácil. 
  Na verdade, para cortar as árvores é necessário construir estradas de forma que possa realizar o trabalho. Porém, a construção de estradas causa declives nas montanhas.
  Com o método shuuzaikasen não é preciso construir estradas e as florestas voltarão a ser como antes com rapidez.

Então é isso! O post ficou enorme, mas gostei muito de ter aprendido tudo isso. Espero que vocês também tenham gostado!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilitação japonesa

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Bom, hoje vou contar como consegui tirar minha carteira de habilitação. Eu nunca tinha dirigido no Brasil, e confesso que foi um grande desafio. Pra mim foi muito difícil, e cheguei pensar em desistir, mas felizmente eu venci essa etapa. Aqui no Japão é possível tirar habilitação pela auto escola, como no Brasil. Em cidades grandes, que há muitos brasileiros existem auto escolas brasileiras, algumas garantem a habilitação em 30 dias. Bem tentador. E caro! Fica em torno de 400 mil ienes (em torno de R$8,800). E para piorar, moro em cidade pequena, o que seria totalmente impossível para mim. Quando cheguei no Japão, não tinha intenção nenhuma de tirar habilitação. Ainda mais que depois de um tempo, meu marido transferiu a dele. Mas como ele não gosta muito de dirigir, se tornou necessário eu obter a minha. Muitas províncias, (não tenho certeza se são todas) possuem a opção de realizar as provas teóricas em inglês. De um tempo pra cá, em muitas pr...

Compras básicas no mercado japonês

Oi gente, tudo bem com vocês? Antes de vim para o Japão não me preocupei com compras no mercado japonês. Quando cheguei aqui, tive ajuda de outros brasileiros na minha primeira compra. Nos primeiros meses (na verdade anos!), continuei usando muitos produtos brasileiros por não conhecer os mesmos produtos do mercado japonês. Com o passar do tempo, ajuda de amigos e principalmente da internet, fui conhecendo produtos daqui mesmo. Por isso resolvi dividir com vocês.  Algodão: Aqui, o algodão vem em quadradinhos. Encontra em mercados, farmácias e lojas de 100yen. Esponja de cozinha: Shampoo e condicionador: Aqui tem vários produtos para cabelo. Encontramos kit e separados. Água sanitária: Essa é própria para utensílios de cozinha: Essa é para limpeza: Sabão em pó: Também tem várias marcas nos mercados. O que eu mais gosto é esse: Amaciante: Uso esse produto como amaciante, pois ele deixa um cheirinho muito bom na...

Receita de requeijão! Super fácil de fazer

Oi gente, tudo bem com vocês? Quem mora no Japão sabe a dificuldade de encontrar requeijão. Eu nunca vi nos mercados japoneses e nos mercados brasileiros acabam sendo um pouco caro. A muito tempo atrás já tinham me falado como é fácil fazer requeijão em casa, mas mesmo assim eu imaginava que era super difícil e que eu não conseguiria fazer. Até que resolvi tentar! E não é que deu certo! Além de ser super fácil, rápido e pratico! Usamos apenas 2 ingredientes super fáceis de encontrar nos mercados japoneses: 1 caixinha de creme de leite 10 fatias de queijo (tem que ser o queijo que não derrete) Modo de preparo: Coloque o creme de leite em um pote (pode ser qualquer um que possa ir no microondas). Corte as fatias de queijo em tamanhos menores (pode ser com a mão mesmo), e espalhe por todo o recipiente. É importante que o queijo fique espalhado e depois com ajuda de uma colher cubra todo o queijo com creme de leite, para não queimar o queijo. Deixe por 2 minuto...